A Instituição

A CÂMARA DE COMÉRCIO BRASIL-LÍBANO é uma entidade brasileira sem fins lucrativos, dedicada ao fomento de negócios entre brasileiros e libaneses ao redor do mundo, com representatividade nacional na coletividade que corresponde a cerca de 5% da população brasileira.

Histórico

Fundada há mais de 60 anos por figuras emblemáticas do empreendedorismo de ascendência libanesa, a CCBL tem presença marcante no desenvolvimento do comércio exterior brasileiro no Oriente Médio, durante os anos 1970, com destaque para a realização da Expo’73 em Beirute, que abriria caminho à maciça presença brasileira nos mercados da região.

Na virada do século, a CÂMARA DE COMÉRCIO BRASIL-LÍBANO ressurge como agente da formidável sinergia entre esses povos. Em curto espaço de tempo suas iniciativas motivam aproximação sem precedentes entre o Brasil e um Líbano em franca reconstrução, com a multiplicação do intercâmbio comercial bilateral desde então.

Presidentes

Alfredo Buzaid (1958 – 1968)
Alexandre Issa Maluf (1968 – 1971)
José J. P. Cassab (1971 – 1973)
Hassib Mofarrej (1973 – 1975)
Jorge Wolney Atalla (1975 – 1979)
Nassib Mofarrej (1980 – 1983)
Eduardo Saddi (1983 – 1987)
Antoine Georges Malouf (1987 – 2001)
Alfredo Cotait Neto (2001 – )

Objetivos

 promover e auxiliar o desenvolvimento das relações econômico-comerciais, industriais e culturais, inclusive o turismo, entre o Brasil e o Líbano, bem como entre outras coletividades de afinidade libanesa através do mundo, envolvendo-se, para tanto, em contatos oficiais, assinatura de convênios ou protocolos entre o Brasil e o Líbano, organização de delegações, férias, convenções, seminários, bem como a recepção de missões visitantes equivalentes e com os mesmos fins;

 promover o intercâmbio sócio-econômico e cultural por meio de entidades congêneres em outros países;

 promover o estudo de assuntos relacionados com o intercâmbio econômico-comercial, industrial e cultural, bem como cooperação técnica e financeira entre os países em questão, tomando providências que possam facilitar tais intercâmbios, e coordenar as atividades de interessados, prestando todos os serviços relacionados a estes objetivos;

 promover redes de oportunidades entre seus associados, bem como mantê-los informados acerca das tendências da economia dos países, tais como o comércio, indústria, investimentos e tecnologia;

  fornecer ou autenticar certificados de origem de produtos brasileiros destinados à exportação para o Líbano;

 agir como árbitro e recomendar o uso do arbitramento para a solução de litígios comerciais entre empresas dos dois países, buscando sempre acordos amigáveis;

 proteger, na medida de seus meios, a propriedade industrial, comercial, e intelectual de pessoas ou entidades brasileiras-libanesas, quando isso for necessário;

 envidar esforços para uma cooperação cada vez maior entre todas as suas filiais, escritórios e representações, dentro e fora do Brasil.

 firmar convênios com empresas que administrem processos arbitrais, procedimentos de mediação ou outros métodos de solução de conflitos.

 

A Retomada